Cerca de 250 pessoas participam de caminhada do Outubro Rosa, promovida pela ABCZ com patrocínio da Vila Real

A sexta-feira (19) foi de mobilização em prol do Outubro Rosa na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Orientações de saúde e uma caminhada em torno do Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), marcaram o dia. A programação, que faz parte da campanha ‘Toque neste assunto’, promovida pela ABCZ Mulher, reuniu cerca de 250 pessoas no local e contou com o patrocínio da Vila Real.

“Nós ficamos extremamente felizes com essa grande participação da comunidade, pois a ABCZ Mulher, além de valorizar as mulheres que estão no agronegócio, tem um viés social, promovendo ações que cuidem da saúde de todas elas, independentemente de onde estejam. Perceber essa grande participação no evento, inclusive de vários homens, mostra que a população entendeu bem nosso propósito”, comemora Iara Marquez, presidente da ABCZ Mulher.

“Foi pra nós motivo de orgulho participar de mais esta iniciativa da ABCZ” comenta Valeria M.S.Ianni da Vila Real

A programação foi aberta com uma palestra sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do Câncer de Mama, em uma atividade ministrada pela radiologista mamaria, Dra. Graziella Borges Barreto. Para que os colaboradores da ABCZ pudessem acompanhar o evento, o expediente na sede da entidade foi encerrado cerca de 30 minutos mais cedo. Em seguida, o grupo participou de um aquecimento e alongamento. A atividade foi uma preparação para a caminhada, ponto alto da programação.

“Eu fiz questão de participar, porque nós temos que prevenir o câncer de mama. Já fiz a minha parte, e agora estou chamando a atenção das outras mulheres”, conta Suzana Bizinoto, de 84 anos.

E justamente para chamar a atenção foi que o grupo, com balões e camisetas cor-de-rosa, percorreu cerca de 2.5 km. A atividade, desenvolvida nas ruas em torno ao parque, sede da ABCZ, contou com o apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Já no retorno ao ponto de partida os participantes ganharam frutas e massagens, além de terem a oportunidade de realizar exames preventivos de saúde e concorrem em um sorteio de brindes. As atividades foram oferecidas por parceiros, que contribuíram diretamente com a ação.

“A gente sabe que a ABCZ tem uma importância enorme, não só para os criadores, mas para a toda a comunidade. E, por isso, eventos como esse são muito importantes. Faço questão de participar, já que é através do autoexame e da prevenção que nós evitamos doenças”, destaca Terezinha Marilda Borges Marinho, membro de Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer de Uberaba- Vencer.

Fonte: ABCZ, adaptado para o site Agro Vila Real